Eletrozema

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Gestor SPED é utilizado para regularizar entrega do SPED Fiscal

A EletroZEMA é uma empresa mineira fundada em 1923 que faz parte do Grupo Zema. Com filiais em mais de 300 municípios e operações volumosas em vários estados brasileiros passou a ser obrigada a entregar o SPED Fiscal em mais de 160 filiais no Estado de Minas Gerais.

À primeira vista o procedimento seria tranquilo tendo em vista que bastaria gerar o arquivo EFD via ERP Gemco para validação e transmissão. Contudo, por diversos fatores que vão desde a necessidade de saneamento cadastral até ajustes em integração de sistemas legados e satélites o cenário acabou por se mostrar mais complexo.

Seria necessário uma consultoria externa e imparcial para investigar os pontos de impacto e posteriormente trabalhar na solução do passivo e manutenção futura do EFD com segurança, agilidade e conciliado com as apurações.

Desafio

A EletroZEMA utiliza o ERP Gemco para a gestão de suas transações financeiras, comerciais, contábeis e fiscais. Utiliza o ERP em sua plenitude, contudo, também mantém sistemas satélites que são integrados ao ERP e que por venturam podem impactar no atendimento do SPED Fiscal.

Inicialmente a equipe fiscal não conseguiu estancar os problemas que impediam a validação pelo PVA, causando atrasos na entrega da obrigação.

Seria necessário mapear o ambiente por uma consultoria especializada no ERP e em SPED e que pudesse oferecer soluções adaptáveis com agilidade e eficiência.

Solução

Uma equipe de especialistas com conhecimentos de Gemco e SPED foram designados para diagnosticar os pontos impactantes que impediam a conclusão do arquivo SPED Fiscal.

Após este relatório foram apresentadas possibilidades de soluções, bem como encaminhado à fornecedora do ERP Gemco as necessidades para adequação do sistema ao SPED para a EletroZEMA.

A melhor solução para controle do passivo e manutenção do futuro foi a utilização do Gestor SPED, programa desenvolvido pela H2A especializado na gestão de informação do SPED.

Para tornar isto possível foi construído uma integração entre o ERP Gemco e o Gestor SPED, conectados via VPN. As tecnologias utilizadas foram o SQL Server como banco de dados Gemco, PostgreSQL como banco de dados do Gestor SPED e Kettle PDI como ferramenta de integração entre os sistemas.

Após a construção das interfaces entre os sistemas, a geração dos arquivos pelo Gestor SPED ocorreu de maneira surpreendentemente rápida e conciliado com os valores apurados pelo departamento Fiscal, o que atestou positivamente o trabalho realizado.

Benefícios

Regularidade no atendimento ao SPED Fiscal com eficiência, agilidade e qualidade nas informações.

Produtos e Serviços H2A

Consultoria técnica Gemco e SPED.
Especialistas Kettle – PDI
Gestor SPED