Marsil

Marsil

Implementação rápida da NF-e em distribuidora

A Marsil é uma distribuidora de produtos alimentícios que atua no mercado de varejo e atacadista com forte atuação de entrega em todo o território nacional.

A data limite era 1o. de setembro de 2009 e ainda não havia definido uma estrutura para atender à obrigação de emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

O ERP cumpria sua obrigação legal em fornecer o arquivo XML, contudo os procedimentos seguintes deveriam ser realizados manualmente o que inviabiliza o processo como um todo.

Havia uma necessidade de solução que automatizasse toda a cadeia do processo.

Desafio

Desde a obrigação estabelecida pela SEFAZ/SP para que a Marsil passasse a emitir Nota Fiscal Eletrônica, houve um trabalho em cima de seu ERP para que pudessem conseguir, em tempo hábil, regularizar a emissão.

O fornecedor do software ERP Gemco concluiu suas obrigações legais e forneceu o mecanismo necessário para emissão do arquivo XML a ser transmitido à SEFAZ/SP, contudo, utilizando o Emissor fornecido pela SEFAZ/SP.

Por ter uma operação volumosa, a emissão de notas fiscais também seria demasiadamente grande, o que inviabiliza as rotinas manuais que o sistema da SEFAZ necessita.

Seria necessário uma nova solução para integrar ao ERP, gerar os arquivos XML necessários, fazer a assinatura digital, transmitir à SEFAZ e gerenciar os protocolos, bem como produzir a impressão de DANFE, gestão dos arquivos autorizados e transmissão via e-mail aos interessados pelo documento fiscal.

Solução

Gestor NF-e! A H2A desenvolveu um sistema capaz de gerenciar toda a cadeia que envolve a gestão de Nota Fiscal Eletrônica, desde a geração e transmissão, até a impressão de DANFE e transmissão por e-mail.

O grande desafio seria realizar a integração do sistema ERP Gemco ao Gestor NF-e a tempo de iniciar a emissão de NF-e conforme estipulado pela legislação, a saber, 1o. de setembro/09.

Para tornar isto realidade foram intensificados os esforços para a integração entre os sistemas que consistia em extrair os dados necessários e sincronizar as informações para garantia da integridade entre os sistemas.
Além disso foi criado um aplicativo cliente para seleção das notas fiscais a serem emitidas por lote de distribuição, bem como já utilizado pelos usuários no atual ERP, minimizando o impacto cultural.
Os demais passos da rotina são desempenhados pelo próprio sistema Gestor NF-e.

A equipe H2A, especializada em Gemco, conseguiu realizar com sucesso a integração entre os sistemas e tornou realidade a emissão da 1a. NF-e no tempo estipulado pela Receita.

Benefícios

Automatização da cadeia de gestão da Nota Fiscal Eletrônica.

Com a NF-e a empresa deixou de se preocupar com formulários contínuos, reduziu a emissão de papel e agilizou o processo de faturamento.

Produtos e Serviços H2A

Consultoria técnica Gemco.
Gestor NF-e